Odontopediatria-portifolio.jpeg

ODONTOPEDIATRIA

Orientação nos cuidados com o bebê : orientação para os pais e responsáveis pelos primeiros cuidados odontológicos do bebê. Orientamos qual escova dental é a melhor, assim como a quantidade de pasta de dente para higienizar os dentinhos. É importante também passar informações gerais sobre uso de mamadeiras e chupetas.

Orientação de higiene: nessa fase, mostramos para a criança e seu responsável onde há placa bacteriana visível após corarmos com o evidenciador de placa. Assim, podemos ver onde é necessário pegar firme na escovação, e ressaltar pontos positivos. Fazemos a escovação supervisionada, para saber se a criança conhece os movimentos que devem ser realizados durante a higiene bucal.

PROFILAXIA

Profilaxia (limpeza) e aplicação tópica de flúor: na profilaxia, removemos toda placa bacteriana com a taça de borracha e escova de Robinson, assim poderemos ver com clareza quais são as necessidades de tratamento da criança. Após essa fase de profilaxia, caso tenhamos lesões de cárie ativas, faremos a aplicação tópica de flúor para ajudar a proteger todos os dentes.

TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO

Caso tenhamos lesões de cárie que forme cavidades, precisamos remover essa lesão e restaurar. Na odontopediatria, fazemos o tratamento restaurador atraumático, processo que não utilizamos anestesia e em poucos casos utilizamos o motor. Removemos a lesão de cárie com curetas manuais (pequenas colheres para remover o tecido cariado). É um procedimento amplamente utilizado, mais confortável para a criança.

ENDODONTIA

Em dentes decíduos (tratamento de canal em dentes de leite): Esse tratamento é realizado quando a lesão de cárie atingiu a polpa (nervo) do dente de leite. Quando isso acontece, a infecção gerada pode prejudicar o dente permanente em formação.

EXODONTIA

Dentes decíduos (extração de dentes de leite): cirurgia para remoção do dente decíduo. Essa cirurgia pode ter muitos motivos, por causa de grande destruição por lesão de cárie, por causa de problemas ortodônticos, ou por retenção prolongada (quando o dente permanente nasce antes do dente de leite cair).

REABILITAÇÃO ESTÉTICO FUNCIONAL

Reabilitação através de restaurações estéticas com resina composta que devolvem a forma, função fonética (de fala) e estética desses dentes. Essa reabilitação pode ser feita por causa de traumas, lesões de cárie extensas, ou até mesmo por formatos não adequados.

CIRURGIA PARA REMOÇÃO DO FREIO LABIAL

Essa cirurgia visa remover o freio lingual de bebês que apresentam dificuldades para mamar e deglutir. Também é realizada em pacientes maiores por problemas fonéticos (de fala) ou por retrações gengivais. A cirurgia de freio labial teto persistente,  é realizada quando esse freio dificulta que o dentes permanentes fiquem na posição correta devido ao sua espessura.