asiatica-sorrindo
 

MELHORIAS PARA OS DENTES ALÉM DA ESTÉTICA

reabilitacao-oral

A odontologia moderna entende que não compete ao dentista somente devolver a estética e função dos dentes, mas também lançar mão de procedimentos que otimizem a harmonia entre o sorriso e as demais estruturas faciais.  Para o planejamento dos recursos a serem utilizados com a finalidade de tornar seu sorriso mais bonito, será feita uma avaliação estética, onde levaremos em conta seu formato facial, as proporções entre as estruturas do seu rosto, seu contorno labial e gengival.

A partir da avaliação e da análise de alguns exames, podemos lançar mão de alguns tratamentos, como:
  • Alinhamento dos dentes
  • Clareamento dental

  • Lentes de contato

  • Cirurgia pré-protética

  • Plástica gengival (para correção de desproporções gengivais)

  • Facetas  e/ou coroas de cerâmica

  • Troca de restaurações antigas

  • Aplicação de toxina botulínica (botox)

  • Cirurgia para harmonizar as proporções da face (ortognática) etc.

cirurgia-ortognatica.png

Cirurgia Ortognática: se você observar a face das pessoas, vai perceber que algumas tem desproporções no rosto. Pode ser o queixo excessivamente para frente ou para trás, um sorriso que mostra muita gengiva ou desequilíbrio na harmonia dos ossos da  face.

Isso ocorre devido à discrepância de crescimento ósseo entre os ossos da mandíbula e da maxila. Nesses casos, ocorre um comprometimento estético e da eficiência mastigatória que somente o tratamento ortodôntico NÃO é capaz de solucionar por completo, entrando aqui, como preparatório  para a Cirurgia Ortognática, que é realizada em âmbito hospitalar.

clareamento-dental.png

Clareamento Dental: Vários fatores ocasionam o escurecimento dos dentes: a idade, o uso de medicamentos, fumo, alimentos, fatores genéticos ou higiene bucal inadequada.
O clareamento dental pode ser feito de uma forma mais rápida no consultório, ou se você dispõe de mais tempo, pode optar pelo “clareamento caseiro”.

Entretanto, por mais simples que possa parecer o procedimento, deve sempre seguir a orientação de um cirurgião dentista, que faz uma avaliação de cada caso, observando a concentração ideal do gel clareador a ser aplicado, bem como controlando eventuais intercorrências que possam surgir durante o processo de clareamento (como por exemplo, episódios de sensibilidade)

lentes-de-contato-dental.png

Lentes de Contato Dental: algumas situações em que as lentes de contato podem ser empregadas: servem para aumentar dentes considerados pequenos ou mesmo igualar com o dente do lado; pode ser usado para fechamento do diastema; cobrir algum dente com diferença de coloração, ou em dentes lascados, quebrados e/ou desgastados; ou aqueles dentes que tiveram má formação. O nome ‘lentes de contato dental’ é perfeito porque elas cobrem os dentes, assim como as lentes de contato ocular. São também igualmente finas, giram em torno de 0,2mm a 0,4mm e dão nova vida aos dentes.

As diferenças entre as lentes de contato e a faceta (tem finalidade semelhante) estão em suas espessuras (a faceta é mais grossa, tem cerca de 1,0mm de espessura) e em sua aplicação. Na faceta, o dente precisa de maior desgaste para receber o material, enquanto que nas lentes de contato, o desgaste é muito menos agressivo. A colocação das lentes de contato dental pode melhorar bastante o sorriso de alguém, porque os dentes ficam alinhados, com coloração mais branca, e muito natural, enfim, a arcada fica perfeita. 

reabilitacao-oral.png

Reabilitação Oral: aqui, o conceito de tratamento é mais abrangente, conforme o próprio nome mostra. Há a necessidade de intervenção de várias especialidades para devolver a estética (relações harmoniosas faciais) e a saúde (mastigação, fala, deglutição) ideais.

O planejamento de uma reabilitação requer conhecimento multidisciplinar, uma vez que são avaliadas todas as estruturas que interferem na harmonia facial, tais como dentes, músculos, relações ósseas etc.

difuncao-temporo-mandibular.png

Disfunção Temporo Mandibular: DTMs são alterações que atingem as articulações temporo mandibulares (ATM), as quais localizam-se na base do crânio, anteriormente às orelhas, e fazem parte do grupo de estruturas que permitem a abertura e o fechamento da boca, mastigação, etc. Seus sintomas são: dores de cabeça recorrente, presença de dor ou sensação de cansaço muscular no rosto, limitação de abertura bucal, travamento da boca aberta ou fechada, determinados ruídos  na ATM,  limitação nos movimentos de abertura e/ou fechamento da boca. Refere-se às alterações que atingem as ATMs e/ou aos músculos de mastigação.

Existem alguns fatores desencadeadores das DTMs, como estresse, apertamento dos dentes, traumas, bruxismo do sono,  genética,  hábitos nocivos (mascar chicletes, roer unhas, etc). Atualmente, baseados em estudos e evidências científicas, os tratamentos de escolha para as disfunções temporo mandibulares são conservadores e apresentam excelentes resultados. A aplicação de toxina botulínica tem indicação precisa e não deve ser o tratamento de primeira eleição.

toxina-butolinica.png

Toxina Butolínica: a aplicação de toxina botulínica (Botox),  tem finalidade estética e terapêutica,  sendo indicada em certos casos, para o tratamento de apertamento dos dentes, disfunções de ATM, dor oro facial, cefaléia tensional, excesso de saliva, paralisia facial, correção de sorriso gengival (excessiva exposição da gengiva ao sorrir.)  O efeito do tratamento é temporário (de 3 a 6 meses).

whats.png
MANDE UMA MENSAGEM

11 99238-0666

Telefone.png
LIGUE NO CONSULTÓRIO

11 4137-9111